21.7.08

Zoomii





Quando vi o site Zoomii Books, lembrei-me imediatamente de um estudo que realizei sobre 'environments' durante o meu mestrado:

Na busca por novos 'ambientes', andando pelas ruas de Londres, entrei em uma livraria e fotografei as estantes com os livros. A partir das fotografias, fiz uma proposta de um projeto interativo para um produto multiscreen em uma das disciplinas do curso, onde na tela esquerda encontrava-se a minha idéia de livraria virtual (uma representação gráfica da estante de uma livraria tradicional, onde o usuário poderia interagir no ambiente e mudar os livros de lugar, escolher quais ficariam visíveis, buscar por outros livros, etc) e do lado direito um espaço para visualizar o livro completo, quando selecionado. A idéia não foi muito bem aceita pela orientadora e foi descartada... acabei desenvolvendo outro projeto...

Não poderia deixar de registrar a minha inquietação ao ver o site Zoomii e pensar que o projeto que eu propus, há dois anos atrás, poderia ter sido desenvolvido e, mesmo que diferente da livraria virtual que está na Internet hoje, poderia ter chegado a um resultado interessante. Como professora, essa história me fez pensar sobre a minha responsabilidade ao orientar um aluno ou avaliar um projeto.

Como explicado por Chris Thiessen, no site Zoomii, a experiência ao transitar em uma livraria tradicional continua sendo única, ainda não espelhada no mundo virtual.
O site aproxima-se dessa experiência, mas ainda há muito a ser desenvolvido: perspectiva, opção de leitura das primeiras páginas e sinopse do livro 'real', navegação no ambiente, etc. Mas, não importa. Seu criador pensou: é possível, vou fazer... e fez.

Nenhum comentário: